- Marcos Salales
Qual a importância dos relatórios contábeis nas empresas?
Saber como anda de fato a situação financeira da sua empresa é fundamental para que decisões precipitadas não sejam tomadas, além de mostrar um panorama de como deverá ser o futuro.
Antes de se tratar de uma burocracia tributária, os relatórios contábeis auxiliam os gestores a gerenciarem melhor as suas empresas, com informações reais e necessárias para tomadas de decisão. Neles, estão contidas exposições detalhadas sobre a formação, movimentação e variações do patrimônio que estão vinculados à empresa.
Principalmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), os relatórios contábeis figuram como primordiais para, por exemplo, a redução de impostos visada por grande parte delas, atuando na eficiência da gestão financeira, no controle de custos e no planejamento estratégico.
Tanto os relatórios obrigatórios (Balanço Patrimonial, DRE, DLPA e DOAR), quanto os não obrigatórios (Demonstrativo do Fluxo de Caixa e Demonstrativo do Valor Adicionado), são importantes para dar aos gestores informações sobre operações passadas, e acesso a previsão de despesas e receitas que podem ocorrer em períodos futuros.
Vantagens dos relatórios contábeis para as empresas
Melhora na tomada de decisões:
As informações contidas nos relatórios facilitam o entendimento da real situação econômica e financeira de um negócio, tendo como consequência a possibilidade da tomada de decisões mais assertivas.
Criar estratégias mais eficientes:
Os resultados de cada período são influenciados por questões tanto relativas ao funcionamento e à operação interna da empresa, quanto aquelas relativas à fatores externos. Os relatórios contábeis possuem dados sempre atualizados e reais, fazendo com que os gestores possam criar, a partir disso, estratégias mais eficientes.

Fonte: https://conube.com.br/blog/por-que-os-relatorios-contabeis-se-tornaram-decisivos-nas-empresas/