Buscar
  • Marcos Salales

O que você precisa saber antes de abrir uma empresa.




A abertura de uma empresa é um investimento que envolve muitos riscos. Por isso, é importante que você se cerque o máximo possível de informações pertinentes e necessárias, além de profissionais competentes que possam te auxiliar nesse processo.

Empreender é uma palavra que está na moda. Mas a atividade já é muito mais antiga do que se possa imaginar. No entanto, com tantas informações sobre, a pessoa que tem o intuito de se desafiar nesse meio pode acabar confusa, recebendo mesmo muitos dados errados que não funcionam na prática.

Então separamos para você algumas dicas e informações que você precisa saber antes de iniciar nessa jornada do empreendedorismo.


1. O planejamento precisa vir antes de tudo: antes mesmo do capital, ou da oportunidade de consegui-lo, é imprescindível que você tenha em mãos um plano do que desejará fazer, quais os custos (todos eles discriminados) que envolvem essas ações, quais os riscos envolvidos nesse processo, tempo necessário para implementá-lo, além das metas e objetivos da empresa.


2. Você precisará de ajuda: a máxima "ninguém chega a lugar nenhum sozinho" é bastante cabível na jornada empreendora. Embora parece simples na teoria, a prática é onde tudo se revela. Não dê início a abertura de uma empresa acreditando que conseguirá chegar até o fim sozinho. A ajuda de outras pessoas e profissionais será necessária em muitos momentos, para fazer com que os seus planos aconteçam.


3. Saiba escolher bem seus sócios e parceiros: se essa é a sua primeira vez, essa escolha pode parecer fácil a princípio, fazendo com que muitos empreendedores de primeira viagem optem por amigos e familiares para o papel de sócios na empresa. Mas determinados questionamentos e critérios também devem ser levados em conta nessa escolha, que deve basear-se principalmente na competência e no caráter dos profissionais.


4. Pesquise sobre o custo médio para abrir uma empresa do segmento que deseja: a média geral levantada recentemente pela Firjan, mostrou que esse custo corresponde a R$ 2.038, com uma variação percentual de mais de 200 pontos de município para município e região para região.


5. As burocracias são chatas mais necessárias: esqueça a ideia de que empreender é um conto de fadas. Ter o seu próprio negócio e ser seu próprio chefe é mesmo um sonho para muitas pessoas. Mas cumprir com todas as documentações e obrigações legais é fundamental para que essa jornada obtenha sucesso. Isso porque a falta de algum deles poderá atrasar e inclusive inviabilizar a constituição da sua empresa. É importante atentar-se para o ramo de atividade, para as obrigações e impostos perante a Receita Federal, para o governo em seus 3 níveis (municipal, estadual e federal), Constituição do contrato social, registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas, além de alvarás, licenças e inscrições no órgãos de regulação estaduais e municipais.



A sua jornada empreendora fica um pouco mais prática quando você contrata um contador de confiança. Ele será seu aliado para a resolução dessas burocracias, auxiliará a organizar os seus negócios e manter em dia todas as suas obrigações. Precisa de profissionais qualificados? Entre em contato e saiba como podemos te ajudar.

9 visualizações

(11) 2292-0859 / (11) 2291-2951 / What's App (11) 98921-1888

Av. Álvaro Ramos, 235 Sala 64 - Belenzinho, São Paulo - SP, 03058-060, Brazil

©2019 by Salales Contabilidadade. Proudly created with Wix.com