Buscar
  • Marcos Salales

DRE: saiba o que é e quais as suas funções na rotina das empresas

DRE é uma sigla bastante utilizada no dia a dia dos contadores e também das empresas. Você já ouviu falar? Sabe o que significa? Continue lendo este artigo!


O que é DRE?


DRE é a sigla utilizada para Demonstração de Resultados do Exercício. E o que isso quer dizer? Segundo o pronunciamento do Comitê de Pronunciamentos Contábeis:


“As demonstrações contábeis são uma representação estruturada da posição patrimonial e financeira e do desempenho da entidade. O objetivo das demonstrações contábeis é o de proporcionar informação acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos de caixa da entidade que seja útil a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas. As demonstrações contábeis também objetivam apresentar os resultados da atuação da administração, em face de seus deveres e responsabilidades na gestão diligente dos recursos que lhe foram confiados”.


Dessa forma, a principal função do DRE é demonstrar, de uma maneira sintetizada, quais foram as operações realizadas por uma empresa. Através do DRE, é possível ter uma visão muito mais ampla dos resultados financeiros dos negócios.

Para a sua apresentação, é preciso seguir uma estrutura obrigatória, que envolve a discriminação dos valores referentes à receita bruta de vendas e serviços, além de suas deduções e impostos que incidem sobre essas operações.

Ao chegar no valor da receita líquida do período, é preciso substituir os custos dos produtos vendidos e dos serviços prestados. Disso, irá resultar no valor operacional bruto. Em seguida, devem ser subtraídas as despesas do período acrescidas às receitas, gerando o resultado operacional líquido. Por fim, subtraem-se os valores dos impostos, que resulta no resultado líquido.


Qual a importância da DRE?


A partir do entendimento da composição da estrutura de uma DRE, é possível ter uma noção mais clara da sua importância para uma empresa.

Nela, estão descritas todas as operações realizadas, com as demonstrações financeiras, as informações básicas e essenciais para a formação do resultado da empresa em um determinado período, que pode culminar em lucro ou prejuízo.

É através da DRE que o contador e os clientes podem ter um relatório completo com informações relevantes para a atual situação e para o futuro do negócio, podendo ser utilizado pelos gestores, pelos bancos e inclusive pelo governo. Ou seja, trata-se de um documento fundamental para a tomada de decisões através das estratégias mais seguras e adequadas.





Fonte: https://conube.com.br/blog/o-que-e-dre-e-para-que-serve/


0 visualização

(11) 2292-0859 / (11) 2291-2951 / What's App (11) 98921-1888

Av. Álvaro Ramos, 235 Sala 64 - Belenzinho, São Paulo - SP, 03058-060, Brazil

©2019 by Salales Contabilidadade. Proudly created with Wix.com