Buscar
  • Marcos Salales

Como funciona a contabilidade para negócios digitais

A disseminação das tecnologias tem feito com que surjam cada vez mais negócios digitais, ou seja, negócios que funcionam (muitas vezes exclusivamente) no mundo online.

Nesse sentido, a contabilidade para esse tipo de negócio precisa ser trabalhada com uma dinâmica diferente. Embora os processos não sejam tão diferenciados do modelo convencional, físico das empresas, a contabilidade para negócios digitais dispensa grande parte da burocracia como filas e pilhas de documentos em papéis, possibilitando que muitos processos utilizem a internet e as tecnologias como grandes facilitadores da rotina das empresas.

Lojas virtuais, produtores de conteúdo, plataformas de serviços online, empresas desenvolvedoras de softwares, aplicativos, entre diversas outras, são alguns exemplos de negócios digitais.

Um negócio digital é obrigado a ter contador?

Desde que a empresa seja formalizada, tenha o seu CNPJ e todas as legalidades registradas, é obrigatório cumprir com os seus deveres legais, e manter a sua contabilidade em dia.

No caso do MEI, mesmo que não haja uma obrigatoriedade, contar com um serviço de contabilidade eficiente e de qualidade é essencial para a organização das finanças do negócio, seja ele do tamanho que for.

Por que um negócio digital precisa da contabilidade?

A contabilidade nas empresas possui um papel primordial na organização, no controle e no acompanhamento dos resultados, não apenas da parte financeira, como também reverbera na gestão do negócio como um todo.

Além disso, é um erro pensar que uma empresa que atua somente no mundo digital deva estar isenta do pagamento de impostos, da necessidade de fechar o balanço da empresa, ou cuidar de rotinas como folhas de pagamento e lançamentos fiscais.

É a contabilidade que irá atuar ao lado dos negócios nesse sentido, promovendo suporte e gerando informações valiosas para futuras tomadas de decisões.

Conheça os benefícios da contabilidade para negócios digitais

1 - Diminuição de erros:

Uma empresa digital também corre o risco de errar nas apurações dos seus impostos, na distribuição de lucros, no cálculo de pró-labore, entre outros decisivos na sua rotina financeira.

Com um parceiro cuidando das suas finanças, essas chances de erro diminuem.

2 - Organização:

A atuação das empresas contábeis é fundamental para que os negócios digitais possam dar conta de toda a sua rotina de maneira qualificada, sem precisar se preocupar em seu dia a dia com os controles financeiro e tributário.

3 - Segurança:

Entregar a gestão das suas finanças para profissionais qualificados é ter a certeza e a segurança de que os seus processos serão planejados e executados da melhor forma possível.

4 - Redução da burocracia:

Com a possibilidade de gerenciar processos através do meio online, através de ferramentas tecnológicas e de automação, a burocracia é capaz de ser reduzida consideravelmente, já que se torna possível resolver questões trabalhistas, fiscais e contábeis por meio da internet, sem a necessidade da presença física das partes envolvidas.




Fontes: https://agilize.com.br/blog/contabilidade-online/contabilidade-mercado-digital/

https://www.contabilix.com.br/contabilidade-online/contabilidade-de-empresas-digitais/

0 visualização

(11) 2292-0859 / (11) 2291-2951 / What's App (11) 98921-1888

Av. Álvaro Ramos, 235 Sala 64 - Belenzinho, São Paulo - SP, 03058-060, Brazil

©2019 by Salales Contabilidadade. Proudly created with Wix.com